Notícias

  • Twitter
  • FaceBook

Veículos: Maior produção em 9 meses

A produção de veículos atingiu 275,7 mil unidades em maio, com crescimento de 3,1% no comparativo com as 267,6 mil fabricadas em abril. É o melhor desempenho deste ano e o volume mais elevado desde agosto de 2018, quando saíram das linhas de montagem total de 291,1 mil veículos.

No acumulado do ano a alta é de 5,3%, com 1,24 milhão de veículos produzidos até maio ante total de 1,18 milhão do mesmo período do ano passado. O índice está abaixo da projeção da Anfavea para o ano, que é de expansão de 9% na produção.

O ritmo das linhas de montagem está abaixo do que era esperado por causa da acentuada queda das exportações, que atinge 42,2% no acumulado dos primeiros cinco meses do ano. O presidente da entidade, Luiz Carlos Moares, já admite que as expectativas para 2019 deverão ser revistas, incluindo a meta de produção, pois a desaceleração das vendas externas vem prejudicando todas as marcas aqui instaladas.

No comparativo do mês passado com maio do ano passado o setor registrou expressiva alta de 29,9% no volume produzido, mas esse dado é distorcido pela realização da greve dos caminhoneiros em 2018, que afetou as linhas de montagem por pelo menos nove dias na ocasião.

A produção até agora vem sendo sustentada pelo crescimento do mercado interno, que conforme já divulgado pela Fenabrave na segunda-feira, 3, foi de 5,8% em maio com relação a abril e de 21,3% sobre o mesmo mês do ano passado. Vale lembrar que as vendas diretas estão garantindo o desempenho positivo do mercado doméstico, visto queo varejo mostra-se praticamente estagnado.

Fonte: Auto Indústria, Fenabrave; Gráfico da Bioagência com dados da Anfávea
(11/06/2019)
  • Twitter
  • FaceBook