Notícias

  • Twitter
  • FaceBook

Demanda por serviços de transporte acumula queda de 2,5% em 7 meses

Apesar do resultado negativo no acumulado do ano, julho registrou crescimento de 0,7% em relação a junho, terceiro mês consecutivo sem perdas para o setor.

A demanda por serviços no país cresceu 0,8% entre janeiro e julho de 2019, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados na PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), no dia 12 de setembro.

Contudo, esse mesmo desempenho não foi percebido pelas empresas que prestam serviços de transporte, pois essas dependem significativamente do dinamismo de outras atividades como a indústria e o comércio. Assim, o transporte acumulou queda de 2,5% no volume de serviços prestados até julho de 2019, quando comparado a igual período do ano anterior.

Apesar do resultado negativo em sete meses, a PMS indica uma recuperação da demanda por transporte. Isso porque houve crescimento de 0,7% no volume de serviços de transporte na comparação entre junho e julho.

Esse é o terceiro mês consecutivo sem perdas de demanda para o setor transportador. Assim, caso essa tendência se mantenha, é possível ter esperança em uma efetiva recuperação do setor transportador ainda em 2019.

Fonte: Elaboração CNT . 

Fonte: Por Agência CNT de Notícias, com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PM-IBGE); Tabelas ddo Portal CNT
(16/09/2019)
  • Twitter
  • FaceBook