.:: Anfávea: Indústria automobilística recupera empregos ::..

Notícias

  • Twitter
  • FaceBook

Anfávea: Indústria automobilística recupera empregos

Segundo a Anfávea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, as vendas internas de autoveículos leves foram ligeiramente superiores em Agosto de 2009, comparado a Agosto de 2008 (+7%). Mesmo havendo uma queda de quase 10% em relação ao mês de Julho/2009, no acumulado do ano (janeiro a julho) comparado ao mesmo período do ano anterior, as vendas apresentam aumento de 4%, mantendo tendência de alta.

A queda pontual de vendas de Julho para Agosto se deveu fundamentalmente pela perspectiva do fim da redução do IPI em Junho, postergação do iníci das aulas e menor número de dias úteis em Agosto.

No mês de Agosto de 2009, foram vendidos 247 mil veículos leves no mercado interno, sendo 89% flex-fuel.

Nesse ritmo estima-se terminar o ano de 2009 com vendas de 2,8 milhões de veículos leves sendo 2,45 milhões de veículos flex.

O mercado de caminhões confirma queda expressiva nas vendas acumuladas no ano em torno de 20%, com tendência clara de continuidade desse ritmo, apontando estimativa de vendas de 97 mil unidades até o final do ano.

As vendas internas de máquinas agrícolas caíram 5% em Julho/2009 em comparação com mesmo mês do ano passado. No acumulado as quedas estão em 7%.

As exportações mantêm queda drástica de 47% em unidades no acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano passado e em valores a queda percebida é de 58%, reflexo da retração do mercado mundial e da competitividade brasileira comprometida sobretudo por questções tributárias.

Os empregos voltaram a recuperar, com 1.262 novas contratações formais diretas.

Fonte: Bioagência
(09/09/2009)
  • Twitter
  • FaceBook