Notícias

  • Twitter
  • FaceBook

Obama reconhece insuficiência de documento sobre o clima

Em sua primeira fala sobre o assunto desde que voltou de Copenhague, Barack Obama disse que o acordo celebrado anteontem entre EUA, China, Índia, Brasil e África do Sul é importante, mas não será suficiente se novas ações não forem tomadas em breve.

Num tom cauteloso, que casou com a recepção doméstica dividida que a ação teve, o presidente democrata pediu que o Congresso dos EUA passe leis sobre o tema e que a comunidade internacional aproveite o momento criado pela reunião.

"Pela primeira vez na história, as maiores economias mundiais se juntaram para aceitar a responsabilidade de agir para combater a ameaça da mudança climática", disse ele, em encontro com jornalistas ontem, em Washington. "Depois de negociações extremamente difíceis e complexas, esse acordo importante cria a estrutura para ação internacional em anos vindouros."

Segundo Obama, porém, o progresso no aspecto da mudança climática foi insuficiente. "Ao prosseguirmos, teremos de aproveitar o momento estabelecido em Copenhague para assegurar que a ação internacional para reduzir emissões seja sustentável e suficiente."

O democrata pediu ainda ação do Legislativo, onde seu projeto de lei ambiental, embora seja copatrocinado por um senador republicano, enfrenta forte resistência da oposição. O Congresso tem de passar o que ele chamou de "faísca para uma revolução de energia limpa".

Ontem, a faísca mais comentada em Washington no entanto era a criada pela suposta invasão de Obama na reunião que África do Sul, Brasil, China e Índia faziam, na sexta, em Copenhague, de onde o democrata saiu com o acordo articulado.

O texto provocou reações diversas. Entre outros, o senador democrata John Kerry disse que era um ótimo começo, a republicana Lisa Murkowski reclamou da decisão dos EUA de dar dinheiro ao fundo global e entidades ambientais em geral criticaram a timidez das metas.(Sérgio Dávila)

Fonte: Folha de S. Paulo\Canaoeste
(22/12/2009)
  • Twitter
  • FaceBook