Notícias

  • Twitter
  • FaceBook

Mistura de 5% de biodiesel ao diesel começa a valer dia 1º de janeiro

Meta do programa do Biodiesel foi antecipada em três anos. No próximo ano, o diesel consumido no Brasil terá 5% de biodiesel. O anúncio, feito neste ano, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antecipou a meta do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel em três anos. A decisão consolida o Brasil como um dos maiores do mundo no setor, com previsão de consumo de 2,4 bilhões de litros do produto em 2010. As afirmações são do coordenador-geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Denilson Ferreira.

O aumento na mistura deve representar impacto significativo no consumo de óleo de soja no País. “A ampliação do percentual vai demandar o equivalente a dois milhões de litros de óleo de soja”, explicou Ferreira. Ele acrescenta que, no último levantamento de safra, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa de produção de soja na safra 2009/2010 aponta para o recorde de 64,5 milhões de toneladas, o que garante o abastecimento.

Segundo o coordenador, os agricultores serão os grandes beneficiados com a medida, porque vão produzir mais o que vai gerar demanda para volume significativo de óleo. “Considerando que o farelo e sua proteína são bastante utilizados na produção de rações, a quantidade de óleo necessária para o biocombustível fortalece a cadeia produtiva do grão, equilibrando a produção de biocombustível e a de alimentos”, informa.

Fonte: Informativos Aboissa
(30/12/2009)
  • Twitter
  • FaceBook