Notícias

  • Twitter
  • FaceBook

Açúcar: Índia avalia alterar regras para ampliar oferta local

O governo federal da Índia está considerando alterar as regras para permitir que usinas em Uttar Pradesh processem açúcar bruto importado em outros Estados, afirmou uma autoridade sênior nesta sexta-feira.

As normas atuais exigem que as usinas de Uttar Pradesh refinem o açúcar bruto que importaram no próprio Estado, mas o governo avalia mudar tais regras para aumentar as ofertas no mercado local, disse a autoridade, que pediu para não ser identificada.

Em novembro, Uttar Pradesh proibiu a oferta de demerara para as usinas locais com a intenção de proteger os produtores de cana-de-açúcar, que exigiam preços maiores. Como resultado, cerca de 775 mil toneladas de açúcar bruto ainda permanece em vários portos, informou a autoridade. Usinas em Maharashtra e Karnataka anteriormente mostraram interesse em processar a matéria-prima importada por Uttar Pradesh.

Os preços do açúcar na Índia atingiram novas máximas nesta semana, após um déficit na oferta pelo segundo ano consecutivo. A produção do país deve alcançar entre 15 milhões e 16 milhões de toneladas em 2010, enquanto o consumo é projetado em 23 milhões de toneladas. No ano passado, a Índia abriu as portas para importações de açúcar bruto e refinado livre de impostos.

Fonte: Agência Estado\UDOP
(11/01/2010)
  • Twitter
  • FaceBook