Notícias

  • Twitter
  • FaceBook

Anfávea: Melhor Outubro da História, a caminho do Recorde Anual no Mercado Interno

Segundo a Anfávea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, as vendas internas de autoveículos leves foram 25% superiores em Outubro de 2009, comparado a Outubro de 2008. No acumulado do ano (Janeiro a Outubro), as vendas apresentam aumento de 7,4%, mantendo tendência de alta.

Em Outubro de 2009 atingiu-se o 3º melhor mês de vendas no mercado interno da história, com mais de 294 mil Veículos vendidos totais, sendo 281 mil veículos leves, dos quais quase 90% flex. Segundo Schneider, “esse ritmo se deve ao crescimento do crédito em 1,9%, à queda dos juros em 0,5pp em comparação ao ano passado e ao aumento da capacidade de compra das classes D e E que estão migrando para uma classe C expandida”.

Nesse ritmo estima-se terminar o ano de 2009 recorde anual de vendas de 3 milhões de veículos totais, sendo 2,9 milhões de veículos leves e 2,6 flex.

O mercado de caminhões apesar de continuar em queda nas vendas acumuladas no ano em torno de 17,8%, dá sinais de reversão de tendência, mas ainda com venda estimada de 100 mil unidades até o final do ano.

As vendas internas de máquinas agrícolas já apresentam retomada com aumento de 12% em Outubro/2009 em comparação com mesmo mês do ano passado. No acumulado a queda está em 4%.

As exportações continuam em queda sem perspectivas de retomada no curto prazo. Somente no acumulado deste ano comparado com o ano anterior, o Presidadente da Anfávea, Jackson Schneider, avalia que houve uma perda de faturamento de USD 6,7 Bilhões. Estima-se terminar o ano de 2009 com queda de 40% nas exportações em valor.

Os empregos continuam sinalizando recuperação na indústria, com aumento de 306 postos de trabalho no segmento de máquinas agrícolas e 257 nas demais linhas de autoveículos totalizando 563 novas contratações formais.

Fonte: Anfávea/Bioagência
(09/11/2009)
  • Twitter
  • FaceBook