Notícias

  • Twitter
  • FaceBook

Paris antecipa meta de proibição de carros a diesel e gasolina para 2030

Objetivo é tornar a capital francesa uma cidade neutra em emissões de dióxido de carbono.

Antecipando o que havia anunciado em julho deste ano, a Prefeitura de Paris anunciou nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, que pretende a circulação dos carros a diesel e a gasolina até 2024 e 2030 respectivamente. O objetivo é tornar a capital francesa uma cidade neutra em emissões de dióxido de carbono.

Em julho deste ano Paris anunciara um plano para acabar com os automóveis a diesel e a gasolina até 2040, no que foi seguida pelo Governo britânico, que anunciou a mesma meta, mas para os dez anos seguintes.

Em comunicado divulgado hoje, as autoridades parisienses destacam que o horizonte previsto “leva em conta de forma pragmática a evolução cada vez mais rápida do setor dos transportes nos últimos anos”.

O comunicado se refere ao desenvolvimento de carros elétricos, que considera já em estágio acelerado, além do reforço já previsto à oferta de transporte público e ao protagonismo crescente das ciclovias.

O comunicado das autoridades afirma ainda que “este objetivo não está formulado como uma ‘proibição’ no horizonte de 2030, é como uma trajetória que parece ao mesmo tempo crível e sustentável”. As autoridades parisienses preveem reuniões com os fabricantes do setor automotivo nos próximos meses para incorporá-los a essa meta.

A cidade de Paris foi sede em dezembro de 2015 da Cúpula do Clima (COP21), onde foi aprovado o primeiro acordo universal de combate à mudança climática.

Fonte: Blog Diário do TransporteAlexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes;
(13/10/2017)
  • Twitter
  • FaceBook