Notícias

  • Twitter
  • FaceBook

Consórcio Cargill e Dreyfus vence concorrência do terminal portuário do Guarujá

As empresas Cargill e Louis Dreyfus comunicaram que a proposta do consórcio que formaram foi vencedora da concorrência pública realizada hoje no Guarujá pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para a escolha do operador do terminal de grãos do Guarujá (SP), para os próximos 25 anos, renováveis por igual período.

O terminal escoa uma parcela expressiva das exportações de grãos do Brasil, viabilizando a colocação do produto brasileiro em diversos mercados. A proposta conjunta das duas empresas apresentou um modelo que traz sinergias e atende às demandas atuais desse segmento. Além disso, abre perspectiva de ampliar a infra-estrutura da movimentação de grãos, alinhando-se ao crescimento potencial do agronegócio no Brasil. “O terminal portuário é um elo logístico fundamental para colocação do produto agrícola, sobretudo da região Centro-Oeste, nos mercados compradores”, comentou José Luiz Glaser, diretor do Complexo Soja da Cargill. “O valor proposto reflete a confiança que temos na agricultura brasileira”, concluiu o executivo.

Para as empresas, o escoamento de grãos através do porto de Santos/Guarujá é essencial e, contar com esse acesso, significa posicionar-se de forma estratégica para o agronegócio. “Operar esse terminal com eficiência, capturando as melhores sinergias, significa ajudar as exportações brasileiras a serem mais competitivas. O sucesso na licitação confirma nosso comprometimento com a cadeia do agronegócio”, diz André Roth, diretor do Complexo Soja da Louis Dreyfus.

O terminal foi privatizado em 1995 e operado até dezembro do ano passado pela Cargill. Nesse período, foram realizados investimentos para dotá-lo de infra-estrutura necessária para a movimentação de grãos. Gradualmente, o terminal foi aprimorando sua performance operacional, até alcançar a posição de um dos mais eficientes do Brasil. Com movimentação anual de três milhões de toneladas de grãos, o terminal gera 400 empregos diretos.

Fonte: Andreoli MS&L-Patricia Kamel
(11/11/2009)
  • Twitter
  • FaceBook